Subscribe:

Município de Bujarú (PA) discute Sistema Nacional de Cultura

on terça-feira, 21 de dezembro de 2010
O Ministério da Cultura por meio de sua Representação Regional Norte, visita o município de Bujarú no dia 05 de Novembro de 2010. O intuito do encontro foi tratar a questão da inclusão do município de Bujarú no sistema nacional de cultura, através da criação do fundo municipal de cultura e do conselho municipal de cultura. A necessidade do município em fazer parte do sistema nacional surge devido o município possuir diversos segmentos que necessitam de apoio para dar continuidade as suas manifestações culturais.

Alberdan Batista palestrando em Bujarú

O palestrante convidado foi Alberdan Batista, chefe substituto da Representação Regional Norte do Ministério da Cultura, que explicou todas as condições necessárias para o município construir o fundo munnicipal de cultura e assim receber apoio financeiro através dos repasse do governo federal e estadual.

Relato de Alberdan Batista na íntegra durante a palestra em Bujarú sobre o significado de Cultura para o Ministério:

"A idéia de Cultura que as pessoas tinham referenciava pessoas que estudavam muito; que tinham vasto conhecimento ou que viajam o mundo; sabiam várias línguas e conversam bem. O homem da cultura era capaz de vender geladeira no pólo norte e aquecedor em Macapá. Logo nós não tínhamos cultura, pois meramente falávamos o português. Então cultura era o conhecimento elitista da música clássica, da dança e do teatro em um palco com muita luz. Carimbó não poderia ser arte. Arte era Roberto Carlos e Júlio Iglesias.
Cultura vem de algo que agente faz constantemente, tem a ver com plantar, regar; cuidar para fazer crescer. É por isso que, quem planta faz agricultura. Não é fácil. É preciso preparar a terra, saber o período de chuva, ter a semente correta e muito mais. Afinal, não é só jogar a semente para que a planta possa crescer. É preciso cuidar para que para que um dia flores possam surgir.
Cultura é toda ação humana; tudo o que o ser humano faz que manifeste uma relação com o mundo. A maneira como me comunico com o meu vizinho é cultura, assim como a forma de fazer uma comida; preparar um peixe; a maneira como a gente se relaciona como nosso meio é cultura.
Como cada lugar do mundo é diferente, as forma de viver e a cultura também são diferentes. Não existe uma cultura superior a outra. Apenas existem culturas diferentes.
O Brasil é conhecido como país do samba. Porém o Brasil é repleto de diversas manifestações culturais como carimbo, síria, frevo entre outras. Nós enquanto governo, achamos que o Brasil com toda essa riqueza cultura, deve ser valorizado todas as manifestações culturais existentes. Dessa forma, o Ministério da Cultura tem que chegar a todos os lugares e valorizar as cultura de todos os povos e fortalecê-las.
A responsabilidade de fazer cultura em nosso país não é do governo nem do presidente. É de todos Nós."

Nota: Higor Dariell

Imagem: Higor Dariell




0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário: