Subscribe:

Economia Criativa é tema de curso ministrado em Belém

on quarta-feira, 6 de junho de 2012

Palestra de Leandro Valiati
O Sebrae do Pará, com o apoio do Ministério da Cultura e do Banco da Amazônia, realizou ontem o Curso de Economia Criativa e Empreendedorismo. Cerca de 150 pessoas, entre produtores culturais, artistas e universitários, estiveram presentes no evento que visava juntar teoria e prática para dar espaço ao nascimento de ações efetivas e bem fundamentadas.

O curso começou com a palestra “Políticas públicas e estratégias de negócios na Economia Criativa”, ministrada pelo economista Leandro Valiati, ele destacou que devem existir políticas públicas que permitam fazer escolhas, “Não se pode falar em Economia Criativa de uma maneira vaga, deve-se assumir um conceito e ver como isso impacta em políticas públicas”, afirmou ele. O economista ainda disse que a Economia Criativa tem a ver com processos de inovações e que oferece condições para sair da lógica quantitativa e ir para a qualitativa.

Ana Carla Fonseca fala sobre Cidades Criativas
Após Valiati, foi a vez da economista e urbanista Ana Carla Fonseca ministrar a palestra “Empreendedorismo e Economia Criativa em nossas cidades: Cidades Criativas”. A economista falou sobre o alto fluxo internacional de turistas e afirmou que apesar de ter muitos atrativos naturais e culturais, o Brasil está muito atrás na procura de turistas devido a uma fraca infraestrutura turística. Segunda ela, a Economia Criativa pode reverter este quadro. Para exemplificar, Ana Carla mostrou casos de espaços, clusters, cidades e redes criativas e ainda destacou que os principais traços de uma cidade criativa são Inovação, Conexões e Cultura.

Mesa-redonda
Quem também palestrou foi Heliana Marinho, do Sebrae do Rio de Janeiro, ela falou sobre gestão de empreendimentos criativos e sobre o Projeto de território Caminhos Singulares do Rio de Janeiro. O curso também contou com a presença do Designer e Mestre em Moda, Cultura e Arte, Fernando Hage, que falou sobre o projeto Caixa de Criadores e do produtor cultural, Ramiro Quaresma, que relatou sua experiência com o Salão Xumucuís de Artes Digitais. O evento encerrou com a Mesa-redonda “Economia Criativa e Cultura: empreendedorismo nos setores público e privado”.

O Curso de Economia Criativa e Empreendedorismo é um evento gratuito que está sendo realizado em cinco capitais, mapeando todas as regiões do país. Trata-se de um projeto realizado pela Garimpo de Soluções (SP), que conta com o patrocínio do SEBRAE nacional e que, no Pará, tem também o apoio do SEBRAE-PA, da Representação Regional Norte do Ministério da Cultura e do Banco da Amazônia. Para saber mais acesse www.garimpodesolucoes.com.br e www.criaticidades.com.br
 

Lívea Colares - Estagiária de Comunicação - RRN MINC

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário: