Subscribe:

Leonardo Boff será o conferencista de abertura do IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários na UFPA

on segunda-feira, 11 de junho de 2012
A Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, por meio do Ecomuseu da Amazônia, promoverá, no período de 12 a 16 de junho, o IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários - EIEMC. Representantes de 17 Estados brasileiros e de países da Europa e América estão confirmados no evento. A conferência de abertura, “A Sustentabilidade e a Responsabilidade do Homem com a Preservação do Patrimônio”, será feita pelo teólogo, filósofo, escritor, professor e ecologista Leonardo Boff.

O Ecomuseu da Amazônia busca a preservação e a recuperação do patrimônio cultural e natural na Amazônia, especificamente na região de Outeiro, Cotijuba, Mosqueiro e Icoaraci.  O resultado esperado é a melhoria na qualidade de vida das populações a partir da gestão participativa, da valorização da memória coletiva e da criatividade dos processos culturais regionais. 
Entre as atividades do Ecomuseu estão a criação de trilhas ecoturísticas, o mapeamento sócio-econômnico ambiental das áreas envolvidas e o plantio de mudas nativas, além da geração de renda por meio do artesanato e processos semelhantes trabalhados na comunidade.

O IV EIEMC é uma realização da Prefeitura Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Educação, Funbosque/ Ecomuseu da Amazônia, Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Abremc) e Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz (RJ). Conta com o apoio da Embrapa, Universidade Federal do Pará e Instituto Brasileiro de Museus.

A solenidade de abertura do IV EIEMC será às 9 horas do dia 12, no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará, e contará com a presença do reitor da instituição, Carlos Maneschy; Elton Braga, presidente da Funbosque; Hugues Varine, criador do conceito de ecomuseus; acadêmicos e representantes da museologia social.

informações e inscrições: http://ecomuseuamazonia.blogspot.com/
91.3267-3055
ecomuseuamazonia@gmail.com

Fonte: Ascom

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário: