Subscribe:

Agenda cultural na região Norte

on sexta-feira, 8 de março de 2013

Confira algumas alternativas para apreciar a cultura dos mais diversos segmentos em todos os estados da Região Norte:

Acre
40 anos de Cinema Acriano é tema de exposição no SESC

A Associação Acriana de Cinema (Asacine) lança nesta sexta-feira (15), às 19h30, a Exposição 40 anos de Cinema no Acre. Serão expostas na Galeria de Arte do SESC/AC Centro, imagens que revelam a trajetória do cinema, matérias publicadas em diversos meios de comunicação e equipamentos antigos, considerados relíquia para o movimento.

A exposição fica até o dia 30 de março. O evento faz parte da programação do 'X Festival Acreano de Vídeo', que ocorrerá o ano todo, em diferentes locais.  O intuito é mostrar para o público as diversas formas de se fazer cinema, desde os tempos remotos aos atuais.

Segundo Adalberto Queiroz, cineasta e presidente da Asacine, o que motivou o movimento sempre foi à paixão pelo cinema. “Enfrentamos muitas dificuldades, ao longo desses 40 anos, mas sempre superamos com muita determinação, dedicação e apoio dos amigos. Tudo o que queremos hoje é mostrar a população outra forma de leitura, dos aspectos que dizem respeito à trajetória do cinema acreano”.

Adalberto Queiroz ainda disse que a cada evento do Festival será homenageado uma instituição. “Neste mês (março) será homenageado a Banda de Música da PM e O Rio Branco (jornal e TV), pelos serviços prestados ao cinema e a cultura em geral. Em abril será a Usina de Artes”, completou Queiroz.

A exposição é realizada pela Asacine e Fundação Elias Mansour, com apoio da Fundação Garibaldi Brasil, SESC e Biblioteca da Floresta.

Amapá
Cine Clube apresenta Febre de Rato 

"E quem foi que disse que poesia não embala? Quem foi que disse que poesia não embriaga?" O novo trabalho do diretor pernambucano Cláudio Assis (diretor de Amarelo Manga e Baixio das Bestas)"Febre do Rato", fala sobre poesia, anarquismo e as transformações que uma mente intensa pode sofrer por amor. Tudo isso acoplado magistralmente à uma fotografia perfeita oriunda das lentes maravilhosas de Walter Carvalho (diretor documentário “Raul: O Início, o Fim e o Meio”). Com esses pontos levantados, mais um elenco que veste a camisa da produção, "Febre do Rato" promete ser um dos mais originais e elogiados filmes nacionais do ano.

"Febre do Rato" é uma expressão popular típica da cidade de Recife que designa alguém quando está fora de controle, alguém que está danado. E é assim que Zizo, um poeta inconformado e de atitude anarquista, chama um pequeno tablóide que ele publica as próprias custas. Vivendo em um mundo particular, Zizo se depara com Eneida, uma jovem que instiga a transformação do poeta. Quem não conhece o mundo de Zizo pode imaginar que ele esteja com a febre do rato. Só que a verdade é justamente o oposto. 

DIA: 16 de Março (sábado)
HORA: 18h30
LOCAL: Auditório do MIS (segundo piso do Teatro das Bacabeiras)
ENTRADA FRANCA
Classificação 18 anos

Amazonas 
Artista uruguaio expõe obras sobre a Amazônia, em Manaus

O artista plástico uruguaio Pietro Bruno abre, nesta segunda-feira (11), em Manaus, a exposição intitulada "Expressão Amazônica". Por meio do seu olhar minucioso, o artista uruguaio inspirou-se em temas que abordam os costumes amazônicos, retratando também, a fauna e a flora desta região.
A abertura ocorre, a partir das 10h, no Centro de Memória da Justiça do Trabalho (CEMEJ), localizado na Rua Barroso, 111, Centro de Manaus. O público poderá prestigiar a exposição a partir do dia 12 de março até o dia 12 de maio de 2013, das 8h até às 14h30. Entrada Franca.
Pietro Bruno nasceu em Montevidéu, Uruguai. Suas referências são pintores como Van Gogh e Leonardo Da Vinci. Iniciou sua carreira em 1985, e ao longo dos anos, já expôs em diversas cidades e países. Esteve pela primeira vez no Brasil em 1979 para visitar a floresta amazônica. Suas obras foram contempladas com prêmios, fato que contribui na divulgação da cultura amazônica pelo Brasil e pelo mundo.

Rondônia
Comédia francesa em cartaz no Audicine do Sesc Esplanada

O Sesc Rondônia recebe entre os dias 15 e 22 de março a Mostra Nacional de Cinema "Tati por inteiro", com a exibição da obra completa do ator e diretor, mestre do humor francês, Jacques Tati. A Mostra vai oferecer sessões gratuitas de cinema no Audicine do Sesc Esplanada, em Porto Velho, sempre às 19h30. A programação inclui dez filmes entre longas, curtas metragens e documentários. A entrada é gratuita.
Tati por Inteiro

A Mostra Tati por Inteiro é uma parceria entre o Sesc e a Embaixada da França no Brasil. O projeto iniciou em 2012 e já passou pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Norte. A exposição de filmes visa oportunizar o acesso ao conjunto da obra do cineasta Jacques Tati, ainda desconhecido por grande parte do público brasileiro.

O evento compõe o calendário de comemoração dos 30 anos da Federação do Comércio. "Para o Sesc, que tem como compromisso contribuir com processos de transformação social, realizar essa Mostra representa propiciar a reflexão e o debate sobre a obra de Jacques Tati e sobre o mundo em que vivemos", destaca o presidente do Sistema Comércio/Sesc/Senac, Raniery Araújo Coelho.

Roraima
Galeria do Sesc abre exposição de móveis confeccionados com material reciclado

O artista plástico de Caracaraí, Adriano Bezerra, expõe a partir de terça-feira, 5 de março, na Galeria Franco Melchiori, no Centro de Atividades Sesc, no Mecejana, produtos e móveis confeccionados com material reciclado como o alumínio de latas de cervejas e refrigerantes. Os materiais ficarão expostos e disponíveis para comercialização até o dia 10 de março, no horário comercial.

A tecnologia que permite a construção de móveis em colunas de resíduos de latas de alumínio foi criada e patenteada por Adriano Bezerra, empresário da Móveis Ecológicos da Amazônia (MEA). “Somos o primeiro fabricante do mundo de móveis e utilitários feitos de tampas de lata”, declara orgulhoso. A patente registrada no Instituto Nacional de Produção Industrial (INPI) reconhece a tecnologia como "modelo de entrançados de quadrados e colunas”.

Adriano é dono de outro negócio em Caracaraí, que de certo modo inspirou e abastece a MEA. Trata-se de uma casa noturna de show, que gera matéria-prima para o segundo empreendimento do empresário. Ele afirma que sempre foi preocupado com a questão ambiental. “Comecei a ouvir falar sobre reaproveitamento de resíduo em 1995, quando morava em São Paulo. 'Encuquei' com isso”, diz ele.

Desde essa época, começou a fazer experiências com o material para criar outros produtos. Em 2009, criou a primeira peça com as tampas de latinhas de cerveja e refrigerantes, que funcionou. Foi um suporte para panelas. “Meu objetivo era gerar um bom produto sem ter de derreter o alumínio”, explica.

“O que me levou a inventar a tecnologia e a MEA foi a necessidade, principalmente depois que fui viver no interior de Roraima. Por estar na Amazônia, minha preocupação com os resíduos aumentou”, justifica.

O empresário também compra resíduos de catadores de Caracaraí. A MEA foi formalizada há cerca de um ano e ainda funciona com trabalhadores temporários. Até o momento, já produziu, sob encomenda, aproximadamente 500 peças, entre mesas, cadeiras, lixeiras, bancos, fruteiras, rack, entre outros. A maioria da clientela é de Roraima e Manaus.

No próximo ano, Adriano pretende começar a industrializar o processo produtivo da fábrica e contratar três funcionários. “Quero ser um exemplo em todos os aspectos”, ressalta. Se depender dele, o número de latinhas de cerveja e refrigerantes nos rios da Amazônia vai diminuir, diz o empresário de Caracaraí.

Pará
Animaldiçoados

O 'Animaldiçoados' - Festival Internacional de Animação de Horror invade o Cine Líbero Luxardo, em Belém, com uma programação internacional aterrorizante. São dois longas-metragens internacionais de animação e 105 curtas de animação, brasileiros e estrangeiros, de horror, terror, suspense e outros gêneros dedicados ao público adulto.

PROGRAMAÇÃO

Cinema: Cine Líbero Luxardo(nacional)
Horários: De 14 a 24 de março (exceto nos dias 18 e 19), com sessões às 18h e às 20h

FICHA TÉCNICA

Título original: Animaldiçoados
Gênero:
Censura: 18 anos
Tipo: Legendado
URL: http://www.animaldicoados.com/
Data de estréia: 14/03/2013

Tocantins
Onassis Costa apresenta MPB, pop rock e samba rock no Aperitivo Sonoro

Com repertório baseado em vários gêneros musicais nacionais, Onassis Costa vai cantar no Aperitivo Sonoro desta sexta-feira, dia 15, a partir das 19h no Tênis Sesc, localizado no Jardim Aureny III. Entrada gratuita.

Onassis se apresenta desde março de 2011 em Palmas e, atualmente, canta e toca em pizzarias e bares. O músico foi vencedor do concurso Canta Sudeste, realizado em 2011 no município de Dianópolis.

“Cantar nas noites de Palms tem sido um grande prazer, além de uma grande escola. Sigo esse caminho há dois anos e tenho conhecido pessoas que me ajudam muito a melhorar, me possibilitando levar ao meu público uma música com cada vez mais qualidade”, comenta Onassis.

A apresentação será no próximo dia 15 de março, a partir das 19, no Tênis Sesc, com entrada gratuita.

Serviço
Aperitivo Sonoro – Onassis Costa
Data: 15 de março
Horário: 19h 
Local: Tênis Sesc, no Jardim Aureny III
Informações: 3212-9948

 

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário: